Quando o Socorro Chega Tarde… Basta de Soluções Paliativas. Vem aí um novo SIM ou SUS?!

Quando o Socorro Chega Tarde… Basta de Soluções Paliativas. Vem aí um novo SIM ou SUS?!
Blog Nossa Voz

Quando o Socorro Chega Tarde… Basta de Soluções Paliativas. Vem aí um novo SIM ou SUS?!
Beth Bueno

Beth Bueno

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar
Alerta

Este artigo é de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da associação e seus órgãos executivos e deliberativos.

Quando o Socorro Chega Tarde… Basta de Soluções Paliativas. Vem aí um novo SIM ou SUS?!

No dia 11 de Dezembro foi divulgada pela CONTRAF, a última atualização das negociações de custeio da CASSI em que o Banco do Brasil além de novamente não apresentar nenhuma proposta concreta ou avanço na negociação de custeio propõe um adiantamento de receitas futuras em valor insuficiente para arcar com as despesas de curto prazo da Nossa Caixa de Assistência. Ou seja, novo “Cheque Especial” e ainda assim menor que o necessário. Essa é a “solução” do Banco até aqui…

Com a ressalva da Mesa de Negociação permanecer limitada a um grupo reduzido de entidades representantes e componentes, sem abertura para a participação, ainda que na condição de “observadores”, de outros sindicatos ou entidades de menor porte, o que compromete a transparência do que ali realmente ocorre e a pluralidade do processo, apesar dos aparentes esforços das Entidades, os avanços foram praticamente inexistentes na negociação de custeio até aqui, apesar dos diversos enontros realizados entre elas e o Banco desde Março de 2025.

As Entidades participantes da mesa de negociação então propuseram, sob a liderança da CONTRAF, que o Banco fizesse um adiantamento de dez parcelas do 13º salário e a antecipação das despesas administrativas de 12 meses do exercício de 2026 — medidas que caracterizam apenas um alívio financeiro temporário, sem oferecer solução estrutural e perene para a CASSI.

Apenas agora, ao final do ano, o Banco apresentou uma contraproposta em relação ao adiantamento solicitado pelas Entidades: o adiantamento de apenas três parcelas do 13º salário de todos os participantes, ativos e aposentados, bem aquém do que foi solicitado pelas Entidades e do que a CASSI necessita no curto prazo até que uma proposta concreta e perene de custeio seja de fato apresentada, aceita e depois aprovadas em votação pelos VERDADEIROS DONOS DA CASSI: Nós, os Associados!

Informações obtidas em caráter reservado indicam que, sem esse adiantamento, a CASSI pode vir a enfrentar dificuldades operacionais já a partir de janeiro de 2026. Observa-se, portanto, uma condução que leva a instituição ao limite para, somente então, apresentar alternativas paliativas. Depois virão com uma “solução” insatisfatória e sob nova ameaçao de SIM ou SUS ou de Nova Direção Fiscal da ANS na CASSI. Novelinha que já assistmos e não queremos ver de novo!

Dados atualizados demonstram a gravidade da situação:
Os resultados consolidados até setembro e projetados até novembro de 2025 apontam um déficit superior a R$ 560 milhões. A Direção da CASSI estima que o adiantamento proposto garantiria a cobertura das despesas apenas até julho de 2026 (com eleição da CASSI no meio!!!) e, após esta data, entraríamos em cenário nacional ainda mais desafiador em função das eleições no Brasil. Percebem a jogada?! Assim, reforça-se que o momento adequado para a reivindicação é agora.

Existe, até o presente, compromisso de que os valores adiantados não serão cobrados depois, aos associados. Ainda assim, as Entidades têm reiterado ao Banco a necessidade de avanços concretos, uma vez que a postura atual permanece restritiva e sem avanços concretos.

Para a sustentabilidade da CASSI no longo prazo, é imprescindível uma solução perene. Defendemos a adoção de um modelo contributivo equitativo, no qual o Banco do Brasil assuma 70% da contribuição, e os associados, 30% já adotado em outras instituições, que ele assuma ainda a integralidade das Despesas Administrativas e, repasse sob a forma de contribuição extraordinária também um % a tíutlo de Participação nos Lucros (PLR).

Registre-se, ainda, que dados relevantes divulgados pela CASSI sobre o aumento expressivo de atendimentos e internações em 2024/2025, muitos destes em função do adoecimento de pessoal da Ativa, foram posteriormente suprimidos, o que reforça a necessidade de maior transparência.

A ANAS BB segue atuando de forma firme, técnica e articulada para defender uma solução definitiva, capaz de restabelecer o equilíbrio financeiro da CASSI sem sacrificar os associados e sem recorrer a medidas provisórias que apenas postergam o problema.

Beth Bueno
Bragança Paulista – SP

Link da Notícia de 11/12/2025 divulgada pela CONTRAF: https://contrafcut.com.br/noticias/cassi-bb-apresenta-proposta-de-antecipacao-de-valores-aquem-das-necessidades-da-caixa-de-assistencia/


Total de acessos: 14
Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais

iOS: Em breve

Redes Sociais

Copyright ANAS BB - 2023 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Design Atual